Vivibilidade com dimensão Humana
Minha visão
Carros? Poucos e nos devidos lugares; áreas verdes e vielas com paisagismo? Muitas e “janelas corrediças” acompanhando o movimento do sol e o fluxo do vento. O morador-cidadão prevalece na visão do arquiteto e urbanista Edison José Alves Antunes que, depois de intervenções premiadas em São Paulo, Palmas (TO) e Paris escolheu Porto Seguro para levar adiante sua missão de imaginar e criar espaços com muita vivibilidade com plena “dimensão humana”.
Em São Paulo busquei a “vivibilidade” na elaboração do projeto Boulevard Avanhandava. O resultado foi o “Premio Prisma”, em sua edição de 2007. Na época eu declarei, “quem ganha é a cidade”.
Estimulado pela premiação, não esqueci a importância dos profissionais que, na minha opinião, para por em prática este trabalho, vencemos todas as dificuldades, com coragem e obstinação”.
Considerando projeto e obra, foram dedicados mais de vinte meses ao projeto, entre maio de 2005 a janeiro de 2007, ressaltando ainda sua importância, abrindo uma nova vertente como alternativa. Uma ferramenta urbana conhecida internacionalmente como “Traffic Calming”. A sinergia perfeita, o redesenho do espaço público, combinando veículos e pedestres.
São Paulo
Se em São Paulo tivemos a oportunidade de repensar um espaço existente, com pessoas, comércios e serviços já presentes no território urbano, em Palmas Tocantins pude agir numa cidade que estava nascendo e que apostou em urbanistas de renome para seu planejamento. “Capital nova, os administradores confiaram espaços a vários urbanistas”. Para o meu escritório coube a quadra AR nº 21. Uso residencial, uso misto e uso institucional, dosados e interligados com criatividade em os dois eixos que se cruzam formando uma espécie de grande “T”.
No conceito elaborado em Palmas, moradias, lugares de trabalho e de descanso convivem harmoniosamente integrados aos serviços públicos como uma creche, um centro esportivo, um posto de saúde e um posto policial. Fora do país, vale lembrar as intervenções arquitetônicas e urbanísticas em Paris também foram executadas por em parceria com outros arquitetos.
Hoje o meu foco de interesse é a “Costa do Descobrimento”, onde projetei vários empreendimentos, concentrado em Porto Seguro, principalmente na área do Mutá, onde nossos conceitos tomam forma com criatividade desenhando e privilegiando os espaços comuns e áreas livres em prol da ventilação e da qualidade de vida. Os espaços,distâncias e orientações das unidades deixam aparecer a presença das pessoas”. Um forma simples de organizar os espaços.